Glossário




Estamos sempre focados em um dos nossos maiores objetivos: a democratização do design de sinalização. Para que isso possa efetivamente acontecer, nós disponibilizamos o acesso a essa informação especializada, e também difundimos esse conhecimento.

O universo do design de sinalização é muito amplo, com termos, palavras, expressões e informações técnicas que fazem parte de um repertório muito próprio. Para que você possa se informar ainda mais, fizemos o nosso próprio glossário com termos usados no site e na área do design.

Você também pode colaborar acrescentando informações ou enviando suas dúvidas!

A

Afastadores ou prolongadores - são as peças de fixação que separam as placas da superfície onde são fixadas. Eles podem ser cromados, dourados ou pintados. Esses prolongadores fazem com que a placa fique com uma aparência mais leve e sofisticada. Na Placateria você pode comprar essas peças em separado para substituição no caso de desgaste em função do tempo.

Alumínio Anodizado -  é o acabamento e a aparência do alumínio obtido a partir de um processo químico ao qual a chapa de alumínio é submetida. Esse processo confere ao alumínio uma alta resistência a arranhões e abrasão. As placas da Placateria são fabricadas com esse acabamento, com maior durabilidade  e proteção às intempéries.

Acessível - o termo acessível  usado em sinalização indica que o ambiente está preparado e sinalizado para a comunicação e a circulação de pessoas com necessidades especiais. As placas podem receber linguagem em Braille e/ou texto tátil, e estar em conformidade  com a NBR9050 que trata da acessibilidade de pessoas em espaços urbanos , ambientes de lazer e trabalho. Os banheiros quando são adaptados para pessoas com necessidades especiais (P.N.E) devem ser sinalizados com os pictogramas específicos para: cadeirantes, obesos, pessoas com dificuldade de locomoção, idosos e gestantes.

B

Botão - os botões são peças decorativas e opcionais que podem ter acabamento cromado ou pintado. Nas placas da Placateria, os botões dão um toque especial, simulando um prolongador.

Braille - o Braille é o sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É a transcrição da escrita em um código de pontos em relevo. Os usuários do sistema Braille podem ler as informações das placas através desse sistema.

Baixo Relevo - é a gravação de texto ou imagem na superfície da placa através da retirada de material, apresentando a aparência de material escavado.

C

 Cartela de Cores - é o conjunto de cores utilizado num projeto ou em um sistema padronizado. As cores que compõem a cartela de cores padronizada da Placateria foram definidas em função de contraste, legibilidade e harmonia entre si e os diversos materiais onde são mpressas. As cores originais PANTONE selecionadas, foram convertidas para o sistema CMYK, que é o sistema utilizado nas impressoras digitais. Vários testes foram realizados para que as cores tivessem a mesma performance em função do material da placa.

Cantos adoçados - essa expressão é utilizada para informar que a placa tem os vértices suavizados por lixamento, essa condição torna a peça mais segura no manuseio e limpeza, evitando cortes ou arranhões. Esse cuidado é realizado na confecção das peças metálicas da Placateria.

Contraste - é o fenômeno que ocorre quando duas ou mais cores entram em contato, evidenciando suas diferenças de acordo com a intensidade que isto ocorre. Peças com cores muito contrastantes causam desconforto visual. Por isso é tão importante saber escolher as cores para a sinalização.

D

Display - tipo de placa  utilizada sobre mesas, ou vitrines. Geralmente tem a informação cambiável

Dpi - é a sigla de dots per inch, ou seja pontos por polegada. Essa sigla é usada para indicar a resolução da imagem. Quanto maior o número de pontos por polegada, melhor fica a imagem a ser reproduzida. Quando uma imagem não tem boa resolução é porque ela tem poucos dpis.

Para uma boa impressão a Placateria indica que as imagens ou marcas tenham no mínimo 300 dpi de resolução. Imagens com menor resolução ficam pontilhadas e desfocadas.

E 

"e" - sigla referente à espessura do material. A espessura do material usado na placa é muito importante para a sua resistência. Na Placateria utilizamos a melhor relação entre o dimensionamento da placa e a espessura de material.

Encarte - é o nome que se dá para o elemento que é inserido em um envelope ou em uma peça com dobras. O encarte pode ser em papel, em PS ou alumínio. È muito utilizado quando há a necessidade de troca de informações de forma simples e rápida. A placa cambiável da Placateria é um exemplo de placa com encarte, tem uma peça removível deslizante.

F

Fontes - são os tipos de letra, fontes tipográficas, que são usadas para as informações na sinalização. Existem inúmeras famílias tipográficas e de diversos estilos. Para a sinalização os critérios de escolha da fonte são a legibilidade e a performance visual.

Fita dupla face - é utilizada para a fixação da placa, é de um material adesivo muito resistente a variações de temperatura, não é indicado para superfícies porosas ou engorduradas.

Fotoluminescentes - são materiais que têm a propriedade de capturar e armazenar a luz do ambiente e na sua ausência, transformam-se em fonte de refletância de luz. Esse efeito tem um período de duração variável em função da especificação do material. Muito utilizado e exigido em sinalização de emergência. 

G

 Glifo / pictograma - é a representação da informação através de linguagem simbólica. Possui fácil reconhecimento e comunicação. Estes “desenhos" podem se apresentar com características distintas e o mesmo significado. Algumas “famílias” foram desenhadas por designers para os produtos da Placateria, além do uso da família de reconhecimento universal ( que é usada em aeroportos e terminais)

H

"h" - abreviação utilizada para o termo “altura de letra”. A altura da letra é importante para avaliar a distância necessária para a leitura da informação da placa.

I

 Impressão - é o processo de reprodução de imagem ou das  informações sobre os materiais das placas. A impressão pode ser realizada através de alguns processos como a serigrafia (silkscreen) ou impressora digital.

Impressão Digital - é o processo de reprodução de imagem ou informações feito através de impressora digital de alta resolução diretamente nos materiais ( acrílico, metal ou adesivo) e com excelente acabamento. A proteção UV é o material utilizado na impressão para que as cores tenham maior resistência aos raios ultravioleta que ocasionam alterações das cores.

Identidade Visual - é o conjunto de elementos gráficos e formais que definem a “imagem” da empresa. Marca, logotipo, cores, tipografia e suas aplicações em papelaria, embalagens, veículos, uniformes, sinalização formam a identidade visual da empresa. A sinalização deve ser coerente com a identidade visual. 

J

 JPG ou JPEG - é um acrônimo de Joint Photographics Experts Group, é um método de compressão de imagens fotográficas e também é considerado como um formato de arquivo.

L

Laca Automotiva - é um tipo de tinta de alta resistência, que é utilizada na indústria automobilística na pintura de veículos. Na sinalização a pintura com laca automotiva é feita em estufa de pintura  e, além de ter excelente acabamento, é muito resistente.

Layout - ou leiaute em português, é o esboço mais elaborado do projeto ( seja de peças gráficas ou sinalização)  a ser apresentado ao cliente para a visualização e aprovação antes da execução da arte final para a produção.

LED - sigla de light-emitting diode, diodo emissor de luz . Por ser uma fonte luminosa de alta luminância, baixo consumo de energia e sem emissão de calor tem sido muito utilizada em placas de sinalização de emergência, proporcionando um efeito luminoso quando usada em placas de acrílico. Nosso modelo de placa de saída de emergência utiliza  LED na cor verde.

Lei de Direitos Autorais - A Lei Federal  9610 de 19/02/1998, trata da preservação do direito de autoria e protege o autor no caso da comprovação de cópia de produtos,site etc...

Legislação Obrigatória - São leis federais, estaduais e municipais obrigatórias para empresas, hospitais, clínicas, consultórios e estabelecimentos comerciais para funcionarem ou serem liberados para funcionamento. Essas leis são exigidas por órgãos fiscalizadores e devem estar em placas e em locais visíveis.

Letras em Block - ou letras tipo caixa. São letras em relevo, que podem ser aplicadas diretamente sobre a superfície ou em placas.

Logotipo - é a representação gráfica do nome de determinada instituição, empresa ou  produto,em letras com traçado específico, fixo e característico. “Coca Cola” é um exemplo de logotipo de produto que se tornou a marca da empresa.

M

Acrílico Cristal - material termoplástico rígido e transparente. Material nobre, que se adequa muito bem a qualquer ambiente.

Metais / Alumínio -  material de grande resistência às condições climáticas, além de ser muito leve. O processo de anodização quando utilizado no seu acabamento, torna sua superfície ainda mais resistente a arranhões e desgastes.

Madeiras / MDF - Medium-Density Fiberboard (em inglês), placa de fibra de média densidade, em tradução livre, mais conhecido como MDF (Dutra 2015), é um material derivado da madeira. O MDF é um material uniforme, plano e denso. As placas produzidas com este material podem receber acabamento madeira clara, escura ou pintura em laca automotiva.

PS (Poliestireno) - plástico branco, material da classe dos polímeros com alta resistência, plasticidade e durabilidade. Leve, ele apresenta excelente resultado em impressão digital, indicado para peças que não requerem sofisticação.

N

Nível - é um instrumento utilizado na instalação / fixação de placa para que ela fique “nivelada” ou seja paralela ao piso.

O

 Original - qualquer material escrito ou desenho a ser reproduzido.

P

Pictograma / glifo - é a representação da informação através de linguagem simbólica. Possui fácil reconhecimento e comunicação. Estes “desenhos" podem se apresentar com características distintas e o mesmo significado. Algumas “famílias” foram desenhadas por designers para os produtos da Placateria, além do uso da família de reconhecimento universal ( que é usada em aeroportos e terminais).

PDF - é um formato de arquivo que pode ser visualizado em todas as plataformas e softwares. É recomendado pois ele mantém a qualidade do item original, não permitindo alterações depois da conversão.

Q

 Quadro de Avisos – peça de comunicação interna que recebe informações normativas ou de interesse geral.

R

Régua - palavra utilizada em sinalização para designar peça cambiável ou campo de informação.

Resolução - é o termo usado para definir a qualidade de uma imagem para reprodução.Uma imagem com boa resolução vai garantir a qualidade da impressão. A resolução da imagem é aferida por pixel, menor ponto de uma imagem.

Refil - sinônimo de reposição, é a possibilidade de reaproveitamento. Permite a inserção de uma nova informação numa mesma base fixa.

Router - O corte com router é um processo de recorte computadorizado, uma forma de fazer o acabamento de corte em chapas rígidas. Este método é feito por meio de um equipamento de corte CNC (Comando Número Computadorizado), com o qual se torna possível transformar um desenho vetorizado em peças.

Recorte a laser – é feito com umfeixe estreito de luz de alta potência ( laser), o qual permite um recorte preciso e detalhado no material. O corte a laser não é indicado para materiais plasticos.

S

Sinalização interna - é o conjunto de placas utilizado para a identificação, direcionamento e comunicação a pessoas dentro de um ambiente interno. As placas devem fazer parte um “sistema” gráfico/formal, obtido através do uso dos mesmos materiais, cores e tipografia. São peças que têm leitura á médiae pequena distância.

Sinalização externa - é o conjunto de placas utilizado para a identificação, direcionamento e comunicação de pessoas no ambiente externo. São letreiros, outdoors, placas direcionais para leitura à distância.

T

 Tipografia - é característica do desenho da letra, o tipo da letra.

U

UV – impressão UV é o sistema de impressão que usa uma fonte de luz ultravioleta para acelerar a secagem das tintas especiais usadas nas impressoras digitais. Além da alta qualidade de impressão é um processo que não afeta o meio ambiente.

V

Verso Cego - face da placa sem conteúdo ou impressão.